22 janeiro 2012

Rune Factory Frontier - Guia de Runeys

Bom galera, trazendo pra vocês um guia completo sobre os Runeys de Rune Factory Frontier, que faz muita gente passar raiva. Nessa guia eu procuro explicar tudo e mostrar alguns métodos que visam facilitar a sua jogatina, espero que gostem :3




Tabela de Conteúdo

1. Introdução
2.
O que são Runeys?
3.
Mapa de distribuição de Runeys
4.
Como os Runeys são produzidos?
5.
Candy e o Harvester
6.
Prosperidade
7.
Como eu equilibro os Runeys corretamente?
8.
Fábricas de Grass
9.
O que fazer se uma área for extinta
10.
Coisas que você deve saber


1. Introdução
 
Bom, muita gente tem dúvidas sobre Runeys, de fato as pessoas não parecem entender como funciona o sistema. E é pra isso que serve esse guia, tentar explicar como funciona todo o processo.
 


2. O que são Runeys?
 
Runeys são os brilhos coloridos que você vê flutuando em todo lugar, nos games anteriores os Runeys apareciam quando as plantas já estavam prontas para ser colhidas, e servia para recuperar o seu RP. No Frontier as plantas de sua fazenda ao ficarem maduras produzem os Runeys coloridos, as cultivadas em dungeons produzem o típico Runey que apenas recupera seu RP.
 


O equilíbrio correto dos Runeys pode acelerar e muito o tempo que suas plantas levam para amadurecer, como também se você não equilibrá-los por todo o mapa elas podem levar uma eternidade para amadurecer ou simplesmente morrer. Como podem ver, Runeys são uma parte fundamental de Rune Factory e não podem ser simplesmente ignorados.
 


3. Mapa de distribuição de Runeys

Se você falar com Candy, ela pode lhe mostrar aonde os Runeys estão, ou você pode olhar naquela estranha esfera azul que está no segundo andar da Clock tower. Se você abrir esse mapa, você verá que ele mostra cada área em Trampoli, junto com os Status, população de Runey e Runey dominante. Os status são mostrados no mapa com as seguintes cores:
 

Amarelo: Prosperidade (35+ Runeys de cada tipo) Plantas crescem mais rápido para cada área nesta cor. (Quanto mais áreas amarelas, mais rápido será o desenvolvimento de suas plantas.)
 
Verde: Neutro – Tempo de crescimento normal.
 
Vermelho: Perigo (1~5 Runeys no total).
 
Cinza:  Extinto (0 Runeys no total) Plantas crescem muito mais devagar para cada área nesta cor. (Ou seja, quanto mais áreas na cor cinza você tiver no mapa, mais lento será o desenvolvimento de suas plantações.)
 
No fundo direto é mostrado a população de Runeys, e o Runey dominante é mostrado logo ao lado da população. Cada área em Trampoli tem um Runey dominante (um tipo que se sai melhor que os outros) menos na sua fazenda, que é uma área Neutra.



4. Como os Runeys são produzidos?
 
Bom, tem vários modos de se produzir Runeys, eles seguem esse ciclo:





 

Simplificando, Water come Rock, Rock come Tree, Tree come Grass e Grass não come ninguém (-q).
Então, se deixados sozinhos, os Runeys vão diminuir gradualmente até chegar a extinção.
 

Na área de sua fazenda esse ciclo parece não se aplicar, uma vez que Runeys não morrem nessa área. Todas as plantas que você plantar em terrenos no solo (não em dungeons, esses só servem para recuperar RP) ao ficarem maduras irão produzir Runeys para a área de sua fazenda. Se você já tiver plantas maduras e não cortá-las, elas continuarão produzindo Runeys a cada dia, sem precisar regá-las nem nada.

5. Candy e o Harvester
 
Para encontrar Candy, você deve falar com Kanno. Ele aparecerá logo após você inspecionar a Clock tower e Stella dizer que não está funcionando. Quando Kanno chegar converse com ele quando estiver no primeiro andar da Clock Tower, ele mencionará que chamou suas netas para cozinharem pra ele (hehe :p). Saia da clocktower e rolará uma event scene apresentando as duas.
 

Comece a conversar com Candy, ela irá te explicar sobre os Runeys, continue conversando com ela (escolha todas as opções) e eventualmente você ganhará o Harvester! Yay! Ele servirá para você coletar Runeys (Só equipá-lo e apertar A). Para soltar Runeys, você deve segurá-los e apertar A. Vale lembrar que o Harvester não gasta seu RP.
 

A Candy também pode lhe conceder um “Rune Wonder”. Basicamente Rune Wonder usa Runeys para lhe garantir algum tipo de benefício temporário no game, como maiores chances de chover, animais ganharem mais amizade e etc, é como um “buff”.
 

Ela também pode criar Rune Stones para cada tipo de Runey (Grass, Tree, Stone, Water). Elas são geralmente usadas para abrir portas em dungeons, como em Whale Island – Cave Dephts.


6. Prosperidade
 
Você precisa de 35+ Runeys de cada tipo em uma área para ela estar em prosperidade.
Uma vez que a área está em prosperidade, Runeys de Water, Stone e Tree não diminuirão, apenas aumentarão o seu número. No entanto, Runeys de Grass diminuirão em 2 a cada dia (lembra do ciclo dos Runeys?), então você precisará de uma fábrica de Runeys de Grass (veja no item 8) para manter a população de Runeys de Grass. Se o número de Runeys Grass estiver abaixo de 40, Runeys de Tree começarão a diminuir, então mantenha mais de 40 Grass sempre.
 

Ter uma área em prosperidade diminuirá o tempo que suas plantas levarão para crescer, mas até um certo limite, elas não chegam ao ponto de crescer instantaneamente, por isso não tem muito sentido em você ter todas as áreas em prosperidade, apenas algumas bastam.
 


7. Como eu equilibro os Runeys corretamente?

A chave para você equilibrar a população de Runeys é a área Homestead (sua fazenda). Aqui vai um método passo-a-passo que funciona muito bem:
 

  • Plante algumas plantas no seu terreno (em dungeons não conta), mas além disso, não as corte e sim deixe-as maduras durante algum tempo, quanto mais tempo elas ficarem maduras mais Runeys serão produzidos a cada dia. Uma boa planta pra isso é a Grass (Grama, a de cortar e fabricar fodder) pois ela cresce a cada dois dias e é barata.
     
  • Enquanto você espera a população de Runeys da sua fazenda aumentar, tente balancear as outras áreas, apenas troque Runeys entre as áreas e deixe um pouco equilibrada, apenas para que não se extingam.
     
  • Quanto tiver bastante Runeys em sua fazendo comece a distribuí-los em outras áreas e deixá-las em prosperidade (lembre-se, para isso é necessário 35+ Runeys de cada tipo.). Continue fazendo isso até que a área entre em prosperidade.
     
  • Uma vez que você já tiver uma área em prosperidade as coisas ficam mais fáceis, os Runeys Water, Tree e Stone dessa área começarão a aumentar, então vá pegando e distribuindo em outras áreas (sempre mantendo 40 de cada tipo), fique de olho no mapa e continue distribuindo Runeys nas áreas, logo você deverá bastante áreas em prosperidade.
     
  • O pior já passou, uma vez que você  equilibrou os Runeys de cada área a única coisa que você deve fazer é continuar suprindo Runeys de Grass, que serão os únicos que continuarão diminuindo, é aí que entra as fábricas de Runeys de Grass.

8. Fábricas de Grass Runeys
 
O conceito das fábricas é bem simples. Pegue uma área aonde tenha Grass como Runey dominante (Road to Beach é a mais indicada). Limpe todos os Runeys da área. Coloque nela 60 Water Runeys e 10 Grass Runeys, no próximo dia você terá aproximadamente 44 Water Runeys e 29 Grass Runeys. Pronto, é assim que funciona, então basicamente todo dia você irá retirar 19 Grass Runeys dessa área (deixando 10) e adicionar 16 Water Runeys (retire das outras áreas em prosperidade) e assim continuará produzindo Grass Runeys, isso é imensamente útil para manter o equilíbrio de Grass Runeys em outras áreas.

***LEMBRE-SE***

 
Essas fábricas não funcionarão nos 7 primeiros dias e no 20º dia de cada estação, porquê o ciclo de Runeys é ignorado nesses dias (veja item 10).
 


9. O que fazer se uma area for extinta.
 
Primeiro de tudo, você deve esperar até a próxima estação. Na primeira semana de cada estação o ciclo dos Runeys é ignorado e cada tipo de Runey simplesmente aumentará um por um, isso é bem útil. Depois disso, varra todos Runeys de todas as áreas e comece a distribuir os Runeys entre elas, tente manter 10 de cada tipo no mínimo e continue produzindo Runeys na sua fazenda. Gradualmente você conseguirá recuperar e estabilizar todas as áreas, por isso não deixe uma área chegar ao ponto de ser extinta, dá um baita trabalho equilibrar tudo de novo depois.



10. Coisas que você deve saber.

Durante a primeira semana de cada estação o clico de Runeys será totalmente ignorado, ou seja, não haverá nenhuma perda de Runey, apenas aumentará um por um de cada tipo.  
No 20º dia de cada estação, terá um aumento de 20 Runeys em um tipo de Runey em alguma área. Por exemplo, no dia 20 de Spring a área Lake Poli ganhará 20 Water Runeys magicamente e por aí vai, neste dia também o ciclo será ignorado e as fábricas não funcionarão.
 

Lembre-se, não são apenas os Runeys de sua fazenda que afetam as suas plantações, qualquer área que entrar em prosperidade ou for extinta afetará sua colheita.

Bom galera, é isso, é um guia muito útil e necessário pra quem está jogando o Frontier, inclusive eu o Igor usamos ele para entender como funciona toda a bagaça quanto estávamos jogando.
Espero que tenham gostado, se não entendeu ou não fui muito claro basta dizer nos comentários, não seja tímido, ficaremos felizes em respondê-lo :3

12 comentários:

  1. Então as áreas onde o Runey X é dominante, é a que ele crescerá se não houver predador?

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  2. Esse sistema de runey acho extremamente chato pessoal, por amor de deus, foi a pior coisa que eles colocaram no game, eu não conseguia fazer nada, eu gastava 5h horas, mesmo fazendo esse mesmo esquema, acabou que até parei de jogar o jogo, queria fazer outra coisa divertida, minerar, comversar com o pessoal da vila, explorar, pescar, upar, mas não, tinha que ficar fazendo o esquema das runeys -_-, mas tambem fiquei sabendo que se tu tirar todas as runeys, todas mesmo, o jogo fica como se fosse normal, quero dizer, tu não ganha bonus nenhum na plantação, mas tambem não perde, eu preferi fazer isso e não vi diferença e nada de ruim na plantação, mas não recomendo fazer isso, se der algo negativo no game de alguem não seria legal, mas comigo funcionou, ou então caso tenham o emulador dolphin use http://geckocodes.org/index.php?c=RUFEMV aqui diz codigos para fazer as runeys sempre estarem normais, eu prefiro fazer isso, acho que nem seria cheat, o certo era nem ter mesmo, assim tu se diverte mais e se irrita menos x.x

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  3. Aí amigo, o esquema com os runeys na hora de desenvolver em nossa fazenda com o Grass, ficará complicado qnd chegar a estaçao do inverno..oq fazer? =(

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    1. Não se preocupe muito com isso no inverno, só mantenha a quantidade de Runeys constantes, sem nenhuma área no vermelho/cinza até a primavera, depois tudo se resolve.

      Sem contar que na primeira semana e no dia 20 tu não perde runeys, só ganha, isso te ajuda a arrumar tudo. =)

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  4. Olá, gostaria se saber o que fazer se quase todas as áreas estivessem extintas, tem no máximo 7 Runeys espalhados pelo jogo '-', por favor me ajudem ! grato

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    1. Aì no guia a gente ensina a reproduzir os Runeys. A forma certa é você por eles no terreno de sua fazenda (lá eles não morrem) pra manter eles vivos e plantar muita grama (mas não colher) porquê todo dia vai gerar um novo Runey pra cada área de 3x3

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  5. Eu comprei um wii a pouco tempo mas já to no 3º ano do jogo bem avançado na historia mas eu n vi muito essa coisa de runey e acabei destruindo o ecossistema :P juntei ums runeys e agora tenho
    agua 109
    pedra 143
    arvore 120
    grama 124
    tem alguma ideia de como distribuir melhor eles???

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    1. Você pode distribuir baseado no tipo que a área pede (você pode ver isso na Clock Tower). Assim, você deve por mais de 35 runeys do tipo específico pra área e mais alguns para manter a reprodução, fazendo com que esse número de runeys cresça sempre. Depois disso use sua fazenda pra gerar mais runeys com plantação de grama (não pode cortar) e depois disso você só precisa manter os número.
      Isso vai te dar um bom bônus na hora de plantar, já que muitas coisas vão crescer mais rápido que o normal.

      Se você não pensa em investir em plantação, isso pode ser bem ignorado, mas se o foco for na fazenda isso agiliza bastante o jogo.

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