01 outubro 2013

Que venha Rune Factory 4!


 Finalmente chegou o grande dia! Apesar do provável atraso que várias lojas brasileiras devem ter para disponibilizar o jogo, hoje é o lançamento oficial de Rune Factory 4 nas Américas! E para comemorar, vamos falar um pouco sobre o que esperar do jogo e quais as novidades que ele traz para a série. Mas antes vamos relembrar um pouco:

  • No primeiro Rune Factory aprendemos que nem só de plantações vive o homem, que amnésia é um problema mais comum do que se imagina e começamos a pegar em armas e descer a porrada em monstros para salvar a nossa querida vila.


  • Em Rune Factory 2 aprendemos que passar o dia inteiro fazendo favores aos outros pode ser até divertido e que a vida segue com os nossos filhos.
  • Em Rune Factory Frontier aprendemos a tomar cuidado com o que se fala durante banhos em hot springs (principalmente se você for mulher e estiver acompanhada de uma amiga). Outra lição também importante que aprendemos é que baleias voadoras são maneiras e que Runeys são a maior desgraça da humanidade.
 

  •  Em Rune Factory 3 aprendemos que as aparências enganam e que devemos respeitar as pessoas com o cabelo da Ana Maria Braga que se transformam em Woolys porque elas lutam bem pra caramba. Aprendemos também que duas espadas são melhores do que uma. 
  • Em Rune Factory Tides of Destiny aprendemos que megazords podem ser plantados, que dividir o corpo com alguém não é tão ruim assim e que mulheres também são boas de briga.
 E Rune Factory 4? O que tem a nos ensinar?

Uma das principais adições à série que Rune Factory 4 apresenta é percebida logo no início do jogo: a opção de escolher o sexo do personagem. É verdade que Tides of Destiny também dava a opção de poder controlar um personagem feminino, mas isso só era possível praticamente no fim do jogo. Em Rune Factory 4 é possível escolher entre controlar Lest (masculino) ou Frey (feminino) logo início da história.

Como o protagonista do jogo é um príncipe/princesa, ele(a) tem algumas funções administrativas em relação a cidade, podendo ajudá-la a se desenvolver através dos Prince Points. É possível construir estabelecimentos na cidade e até mesmo dar festivais usando os Prince Points para atrair mais pessoas e turistas para a cidade. O jogador é avaliado de acordo com o número de pessoas que aparecem e recebe um título dependendo da avaliação. Na versão japonesa, o primeiro título é ''Begginer's Prince'' e ainda não se sabe qual é o da versão americana, mas espera-se algo parecido.

 

Outra adição bastante relevante é em relação ao sistema de relacionamentos. Haverá agora uma etapa de namoro entre a amizade e o casamento. É possível ter mais de uma namorada ao mesmo tempo (ser um galinha), mas só é possível se casar com uma delas. Depois do casamento com uma das pretendentes, não será possível namorar as demais candidatas e elas voltarão a ser apenas amigas. O mesmo vale para os pretendentes do sexo masculino. Para se casar com alguém é preciso antes fazer um evento principal daquela pessoa, que estará relacionado com a vida dela. No caso dos pretendentes homens, esse evento vai incluir uma proposta de casamento que eles farão para a protagonista (Frey).


Há várias outras coisas menores que foram adicionadas:
  • O jogo terá três níveis de dificuldade;
  • A fazenda voltou e os terrenos não serão 3x3, o jogador poderá organizar a plantação como bem entender;
  • Será possível levar até dois companheiros para as aventuras. Em Rune Factory 3 só era possível levar um;
  • O sistema de requests foi modificado;
  • A IA dos personagens foi melhorada, especialmente a dos personagens casáveis;
  • Alguns personagens agora usarão pijamas em certas situações;
  • Será possível montar em monstros novamente;
  • Uma nova classe de armas foi adicionada: os punhos (Fists);
  • O jogo trará de volta as pequenas cutscenes em estilo de anime que haviam em Rune Factory Frontier;
  • Haverá um modo New Game + que permitirá que o jogador mantenha as skills e os itens quando começar um novo jogo;
 E essas são as principais melhorias trazidas por Rune Factory 4. Vale lembrar que o lançamento americano do jogo foi adiado justamente por que ele é, segundo a XSEED, ''absolutamente enorme''. Pois é, pessoal, a espera finalmente acabou! Enxada na mão, espada na outra e vamos lá!

 

Fontes: Facebook e Rune Factory Wiki

13 comentários:

  1. Ótimo post!
    Aliás, ótimo blog também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso cara, valeu aí, emocionei agora com suas belas palavras. Ç.Ç

      Excluir
  2. 90 Reais na ESHOP, achei que seria um jogo de 150.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei, mas felizmente a XSeed deu uma de Atlus da vida e não colocou 150.

      Excluir
  3. Parabéns para quem escreveu a matéria, resumiu muito bem cada jogo. Só joguei o 3 e o 1, nem cheguei a "zerar", mas vou jogar feito louco o 4 assim que chegar o meu.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Meu download terminou aqui, flws ae galera, até o ano que vem! #PartiuGrudarNaTomada

      Excluir
    2. Espero que um dia você volte, soldado. >8(

      Excluir
  5. Já está disponível para jogar no pc?

    ResponderExcluir
  6. ahhhh Ansiosa pra jogar *o*. Sério, ri de mais com os resumos dos outros jogos XD é desse jeito mesmo, eu já zerei o Rune Factory 1 e 2, e tô jogando o Frontier mas também joguei Tides of Destiny então sei com é que é XDDDD, parabéns pelo ótimo post e é claro pelo maravilhoso site ^^ amo vcs do Fator Rune!!!!!!!! Muito Obrigada mesmo!! \^o^/ .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu aí pelo elogio ao site. Quanto a postagem, como não fui eu que fiz então sou indiferente =P.
      Continue visitando o Fator Rune, a gente tá sempre tentando melhorar (não que isso aconteça). -)

      Excluir