28 novembro 2013

Impressões Rune Factory 4



Bom, eu já não jogava RF a um tempinho bom, joguei o Tides of Destiny em 2011 e o RF1 pra fazer alguns guias no ano passado, então não vou lembrar TODOS os fatores pra ter uma comparação perfeita entre os jogos, mas enfim, tentarei dar minhas impressões já que ninguém posta nada nessa budega sobre o Rune Factory 4.

 Pra começar, graficamente, não teve nenhum avanço significativo, mesmas animações de ataques, magia, sprites são bem mais bonitos e trabalhados, mas isso você só vê apertando Start (que você pode ver o Sprite do seu personagem e a pessoa que está na sua party) mas no gameplay é a mesmíssima coisa dos outros Rune Factorys, tirando uma polida aqui e ali, o que quer dizer que claramente não aproveitaram quase nada do HW do 3DS, mas tenhamos calma, no próximo eles devem evoluir bastante nesse quesito :3.





Trilha sonora, bom, é de praxe da franquia ter ótimas músicas, e no 4 não é diferente, embora não seja tão marcante quando a do 2 e do 3 (minha opnião) ela é presente e gruda na sua cabeça enquanto você joga.


Não tenho muito a comentar sobre o gameplay, os controles e a jogabilidade das armas é IDÊNTICA aos jogos anteriores, não tira nem põe, tem uma ou outra Skill nova mas na base é a mesmíssima coisa.


A maioria das diferenças está em algumas mecânicas e na economia do jogo, citarei algumas delas.


-Farm life: É muito mais fácil plantar e cuidar de animais, a Barn requer menos fodder por dia, e em 30min in-game você já consegue plantar e regar todo o seu campo, isso com o pior regador possível.


 E esse repolhão ae? rs

-Gasto de RP (Rune Points) por ação é quase nulo, você molha todo o seu campo, passa uma dungeon inteira, coleta galhos e pedras e ainda assim você vai ter MUITO RP sobrando, isso mesmo sem usar a bathouse. Logo você consegue fazer muita coisa em 1 dia só, com um porém das Requests que você só pode fazer 1 por dia e posteriormente 2.


-Sistema de "realeza", aonde você é o príncipe/princesa da bagaça e você pode construir ou fazer diversas coisas na cidade em troca de pontos que você consegue fazendo quests. É bacana? Sim, mas nenhuma das escolhas vindas desse modo é algo novo, você praticamente tem que pagar por coisas que já vinham por Default nos jogos anteriores, como Backpack, festivals e etc.

-Dinheiro é mais fácil de arrumar na minha opnião, as crops e itens de monstros ainda não valem muito, porém cuidar da fazenda é uma tarefa muito mais fácil, fora que frequentemente você acha baús totalmente aleatórios no mapa, geralmente contendo muito dinheiro ou 2-3 itens raros/caros.


-Dificuldade, ao iniciar o jogo você escolhe entre Easy, Normal e Hard, estou jogando no Hard e acho que assim que deve ser jogado, já que nas dificuldades inferiores com a ajuda dos personagens secundários (um dos diferenciais do game, já que você pode recrutar praticamente qualquer um pra andar com você e cada um tem uma “classe” diferente.) ficaria fácil demais. O Hard é desafiador, a partir do 2º boss as lutas são realmente difíceis dependendo do seu lv, mas como todo RF, nada que uma grindada não resolva.

Só pra terem uma noção, eu estava lv40 e acompanhado da Forte (meu amor <3) quando enfrentei o 3º boss, no qual o lv recomendado é 18, e apanhei HORRORES dele, tive de levar infinitos itens de recuperação, então no quesito de dificuldade o jogo está aprovado também.O jogo não reseta quando você morre mas ao invés disso você vai pra clínica, só que o preço cobrado em gold é ABSURDO, logo morrer é inviável.


-Requests agora são mais diretas, antes você pegava a solicitação no quadro, ia até a pessoa, conversava, fazia o que ela queria e devolvia. Agora você simplesmente pega ela, na hora já lhe é explicado o que é pra fazer, e se você completar o objetivo é só voltar no mesmo lugar e pronto,  o baú de recompensas aparece do seu lado.


-Crafting é basicamente a mesma coisa dos anteriores, com algumas mudanças sutis na forja que me demorou um pouquinho pra sacar como é.

-Online, o jogo não tem nenhuma interação multiplayer.

Enfim, resumão pros preguiçosos:

Negativos:
-Falta de inovação em relação aos jogos diferentes
-Nenhuma evolução gráfica, considerando que é o jogo de estréia em um novo portátil, que é a CASA de Rune Factory, devia ser mais bem trabalhado.
-Dungeons curtas. 
-Como assim eu preciso de uma LICENÇA pra COZINHAR?

Positivos:
-Dificuldade ao seu gosto;
-Falta de inovação (tá nos negativos também, mas antes continuar do jeito que todo mundo ama do que mudar demais né? CofTidesCofDestinyCof.)
-Mecânicas mais amigáveis e rápidas
-Plot maneiro.
-Você pode optar por jogar com homem ou mulher, e cada um tem 6 pretendentes pra você escolher ao seu gosto.
-É Rune Factory cara.

Enfim, gostei do jogo? Sim, muito, por ser nos moldes dos jogos que fizeram me apaixonar pela série, estou igualmente apaixonado por Rune Factory 4, não tem praticamente nenhuma inovação relevante mas é compra obrigatória de qualquer fã da série.


11 comentários:

  1. uhm... a parte de dungeons curtas muda completamente no final. no terceiro arco do game, a dungeon final é GIGANTESCA. sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reparei isso mesmo, as dungeons agora estão GIGANTES e muito mais difíceis o_o

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lamentamos informar que esse singelo erro passou por nossos filtros de avaliação e o cargo de Danillo Lange como administrador do blog já foi revogado.

      Excluir
    2. Enquanto ninguém paga meu salário não podem reclamar!
      Brinks, arrumei já <3

      Excluir
  3. Acho que ficaria bacana um sistema de rivais como em alguns Harvest Moon, porque, parece que você é o único que segue em frente a vida, e os outros que você não escolhe pra casar, ficam na mesmice.

    ResponderExcluir
  4. eu acho q todo mundo q jogou com homem casou com a forte ou com a amber e quem jogou com mulher se casou com o kiel ou com o dylas =P, na verdade n posso julgar... tambem casei com a amber e da segunda vez com o dylas XD, mas tipo, eu acho q os pretendentes homens ficaram mt escrotos, casei com o dylas por falta de opçao... mesmo assim, amei o jogo XD eu fiquei viciado e n conseguia largar o 3ds, em uma semana eu ja tinha passado do leon XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, por exemplo, não joguei o jogo ainda, mas pelo design eu não casaria com Dylas nunca.

      Excluir
    2. tipo o dylas é legal ;D o arthur é um bosta, o doug é um gay, o vishal é um maniaco q n sabe cozinhar, kiel é uma criança e o leon, acho q n preciso comentar né? =P

      Excluir
    3. lembrando q n estou querendo te xingar, mas eu acho q é assim mesmo =P

      Excluir
  5. Amei esse jogo! Melhor Rune Factory e melhor jogo de 3DS na minha opinião. A história é bem legal também. Mas os personagens são o melhor definitivamente. Doug, Amber, Meg e Porcoline são os meus favoritos. :3

    A única coisa que eu não gostei foi o terceiro arco. Comprido de mais, tem que grindar que nem um louco pra acabar com aquela merda pra mal ter historinha e assistir um final mal feito de 3 segundos. Não perco tempo com aquilo de novo nunca hahaha. Mas estou jogando de novo pra casar com quem falta (só falta o Vishnal agora hehe) e estou me divertindo à beça. Vale a pena mesmo.

    ResponderExcluir